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Gestão de Empresas e Empreendedorismo


Área Científica: Ciências Sociais e Empresariais
Ano: 3º
Semestre: 2
Créditos: 6 ECTS
Horas de contacto: 30 T, 30 PL, 4 OT

Objectivos/Competências adquiridas:

Avaliar a importância da gestão de empresas e o seu enquadramento na envolvente contextual.
Aplicar a análise SWOT e formular estratégias empresariais.
Conhecer e aplicar os instrumentos práticos do Marketing.
Desenvolver a capacidade de liderança e as aptidões de comunicação dos alunos.
Analisar a situação económico-financeira da empresa.
Estimular o potencial empreendedor dos alunos.
Conhecer os determinantes da criação de empresas de sucesso.
Analisar a viabilidade económico-financeira de um projeto de investimento.

Conteúdo da unidade curricular:

1. Gestão de Empresas
Introdução: O que é uma organização?; A empresa: um caso particular de organização; Visão sistémica da empresa; Os stakeholders; O papel do gestor.
As funções de gestão: Gestão estratégica (missão e objetivos da empresa; como construir uma estratégia empresarial); Gestão comercial ou Marketing (formulação da estratégia de marketing: análise interna e externa); Gestão de recursos humanos (liderança e motivação; trabalho de equipa e gestão de conflitos);
Gestão Financeira (análise da situação económico-financeira da empresa).

2. Empreendedorismo e Criação de Empresas
Introdução: Conceito, tipos e benefícios do empreendedorismo; Perfil do empreendedor.
Empreendedorismo em Portugal: Fatores condicionantes e programas de apoio.
Fatores determinantes para a criação de empresas: O empreendedor, a ideia e o mercado; elaboração do Plano de Negócio.
Análise projetos de investimento: Estudos de viabilidade e critérios e métodos de avaliação da rentabilidade.

Bibliografia recomendada:

Abecassis F., Cabral N. (2000) Análise Económica e Financeira de Projectos, Fundação Calouste Gulbenkian, 4ª edição, Lisboa.
Baron R., Shane S. (2007) Empreendedorismo: uma visão do processo, Editora Thompson Learning, São Paulo.
Barros H. (2002) Análise de Projectos de Investimento, Edições Sílabo, Lisboa
Cardoso L. (1992) Gestão Estratégica: Enfrentar a Mudança. IAPMEI. 2ª Ed.
Kotler P., Armstrong G. (2003) Princípios de Marketing. Ed. Prentice-Hall do Brasil.
Pereira J. (1991) Criar uma empresa, alternativa ao desemprego, Colecção estudos nº9, IEFP, Lisboa.
Sousa A. (1999) Introdução à Gestão: Uma Abordagem Sistémica. Ed. Verbo. Lisboa – S. Paulo.
Stoner J., Freeman R. (1992) Administração. Prentice-Hall do Brasil. 5ª Ed.


T = teóricas; TP = teórico-práticas; PL = ensino prático e laboratorial; TC = trabalho de campo; S = seminário; E = estágio; OT = orientação tutória;