Genómica e Proteómica
Área Científica: Biologia e Bioquímica
Ano: 3º
Semestre: 1
Créditos: 6 ECTS
Horas de contacto: 30 T, 30 PL, 4 OT
Objectivos/Competências adquiridas:
Compreender a estrutura de genomas eucariotas e procariotas, a construção de mapas físicos, o sequenciamento e análise de genomas inteiros.
Conhecer as principais técnicas de comparação de genomas, construção de bibliotecas de cDNA, metodologias de deteção de transcritos e estudo da expressão diferencial de transcritos.
Conhecer as principais técnicas de análise e deteção de proteínas nomeadamente: electroforeses 1D e 2D, electroforeses em condições nativas ou desnaturantes e técnicas cromatográficas.
Compreender os diferentes métodos de identificação de proteínas nomeadamente por utilização de anticorpos e por espectrometria de massa.
Utilizar as diferentes ferramentas bioinformáticas que permitem integrar a informação proveniente de géis de electroforese.
Desenvolver competências que permitam aplicar as diferentes abordagens metodológicas no domínio da Genómica e Proteómica.
|
Conteúdo da unidade curricular:
Estratégias de sequenciamento de genomas (YACS, cosmídeos, enzimas de corte frequente); Mapeamento de genomas por métodos físicos (marcação e localização das extremidades dos cosmídeos ou YACS; Fish; Prins); Anotação génica e genómica comparativa; Construção de bibliotecas de cDNA (convencional, subtrativa e normalizada) e sequenciamento e análise do transcriptoma (ESTs e ORESTES); avaliação da expressão génica (Differential display, SAGE, RT- PCR, Microarrays, iRNA).
Conceitos gerais da Proteómica. Técnicas de processamento de amostras. Métodos de separação e detecção de proteínas: electroforese em gel de poliacrilamida (mono e bidimensional) em diferentes condições, cromatografias de exclusão molecular, troca iónica, afinidade, e fase reversa. Identificação de proteínas utilizando anticorpos e espectrometria de massa. Análise de dados obtidos de geis de eletroforese com ferramentas bioinformáticas. Análise e previsões estruturais das proteínas.
|