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Gestão de Empresas e Empreendedorismo


Área Científica: Ciências Sociais e Empresariais
Ano: 3º
Semestre: 2
Créditos: 6 ECTS
Horas de contacto: 60TP, 4 OT

Objectivos/Competências adquiridas:

Avaliar a importância da gestão de empresas e o seu enquadramento na envolvente contextual.
Aplicar a análise SWOT e formular estratégias empresariais.
Conhecer e aplicar os instrumentos práticos do Marketing.
Desenvolver a capacidade de liderança e as aptidões de comunicação dos alunos.
Analisar a situação económico-financeira da empresa.
Estimular o potencial empreendedor dos alunos.
Conhecer os determinantes da criação de empresas de sucesso.
Analisar a viabilidade económico-financeira de um projeto de investimento.

Conteúdo da unidade curricular:

Introdução: O que é uma organização?; A empresa: um caso particular de organização; Visão sistémica da empresa; “Stakeholders”; O papel do gestor
As funções de gestão: Gestão estratégica (missão e objetivos da empresa; estratégia empresarial: processo de avaliação, escolha e implementação); Gestão comercial ou Marketing (formulação da estratégia de marketing: análise interna e externa); Gestão de recursos humanos (liderança e motivação; trabalho de equipa e gestão de conflitos); Gestão Financeira (análise da situação económico-financeira da empresa)

Empreendedorismo e Criação de Empresas
Introdução: Conceito, tipos e benefícios do empreendedorismo; Perfil do empreendedor
Empreendedorismo em Portugal: Fatores condicionantes e programas de apoio
Fatores determinantes para a criação de empresas: O empreendedor, a ideia e o mercado; elaboração do Plano de Negócio
Análise projetos de investimento: Estudos de viabilidade, critérios e métodos de avaliação da rentabilidade

Bibliografia recomendada:

ABECASSIS, F. and CABRAL, N. (2000); “Análise Económica e Financeira de Projectos”, Fundação Calouste Gulbenkian, 4ª edição, Lisboa.
BARON, R. and SHANE, S. (2007), Empreendedorismo: uma visão do processo, Editora Thompson Learning, São Paulo.
BARROS, H. (2002); “Análise de Projectos de Investimento”, Edições Sílabo, Lisboa
CARDOSO, L. (1992). Gestão Estratégica: Enfrentar a Mudança. IAPMEI. 2ª Ed.
KOTLER, P. and ARMSTRONG, G. (2003). Princípios de Marketing. Ed. Prentice-Hall do Brasil.
PEREIRA, J. (1991), “Criar uma empresa, alternativa ao desemprego”, Colecção estudos nº9, IEFP, Lisboa.
SOUSA, A. (1999). Introdução à Gestão: Uma Abordagem Sistémica. Ed. Verbo. Lisboa – S. Paulo.
STONER, J. and FREEMAN, R. (1992). Administração. Prentice-Hall do Brasil. 5ª Ed.


T = teóricas; TP = teórico-práticas; PL = ensino prático e laboratorial; TC = trabalho de campo; S = seminário; E = estágio; OT = orientação tutória;