História, localização e infra-estruturas.

Os serviços e as pessoas.

Organização, departamentos e centros de recursos.

CET, Licenciaturas e Mestrados.

Programas e projectos de investigação.

Apoio e transferência de conhecimento.

A atmosfera, as instalações, as pessoas.

Acontece na ESA.

 

Blogue Notícias ESA
IPB.Virtual - plataforma de e-learning e de e-research
Curso de seleção e qualificação de provadores
Clima na Escola Superior Agrária de Bragança
Estação Hidrométrica do Pontão do IPB
Portal Candidato IPB
Ligações B-ON - Biblioteca do Conhecimento OnlinePlataforma DeGóis - Plataforma Nacional de Ciência e TecnologiaCampus Virtual IPB

Gestão e Conservação do Solo e da Água


Área Científica: Produção Agrícola e Animal; Ciências da Terra
Ano: 1º
Semestre: 2
Créditos: 6 ECTS
Horas de contacto: 30 T, 30 PL, 4 OT

Objectivos/Competências adquiridas:

  • Conservação do solo:
Interpretar cartas de solos nos seus aspetos de génese e taxonomia
Identificar problemas de degradação dos solos (especialmente devidos a erosão e a mecanização)
Conhecer, selecionar, dimensionar e planificar a aplicação de medidas de conservação do solo
Reconhecer qualidades e limitações da terra e propor modelos de utilização consentâneos
Usar de capacidade crítica na tomada de decisões no âmbito da conservação do solo, a nível seja de planeamento, seja de gestão, quer na empresa agrícola, quer em projeto de intervenção no território
  • Gestão e conservação da água:
Implementar estratégias de conservação e gestão do uso da água na agricultura.
Conhecer e utilizar as metodologias para programação da rega e gestão da água em condições ambientais específicas.
Conhecer os principais parâmetros de qualidade da água e dos problemas relacionados com a utilização de água de baixa qualidade.
Implementar as melhores práticas culturais de conservação da água.

Conteúdo da unidade curricular:

  • Conservação do solo:
Degradação dos solos: agentes, processos, fatores e consequências (enfoque: degradação física e erosão dos solos
Conservação do solo: estratégias, medidas de intervenção, condições de aplicação e eficácia (enfoque: mobilização de conservação e dimensionamento de estruturas de controlo da erosão. Classificação de solos e avaliação de terras: classificação de solos, avaliação de terras (enfoque: interpretação de cartas, avaliação de terras e plano de conservação).
  • Gestão e conservação da água:
Gestão da água: armazenamento e distribuição.
Gestão da rega: eficiência da rega; sustentabilidade dos sistemas de rega. Programação da rega: métodos; modelos de simulação.
Qualidade da água de rega. Reutilização de águas residuais em agricultura sustentável.
Uso da água e produtividade.
Práticas culturais e conservação da água

Bibliografia recomendada:

Agroconsultores e Coba 1991. Carta dos solos, do uso actual da terra e da aptidão da terra do nordeste de Portugal. UTAD/PDRITM, Vila Real.
Allen, R. G. , Pereira, L. S. , Raes, D. , Smith, M. 1998. Crop evapotranspiration. Guidelines for computing crop water requirements. FAO Irrigation and Drainage Paper 56, Rome.
Greppi, M. & Preti, F. 1999. Water quality in agriculture. In: H. N. van Lier, L. S. Pereira, F. R. Steiner (eds. ) CIGR Handbook of Agricultural Engineering, Vol I, ASAE, St. Joseph, MI: 507-544.
Hudson, N. 1981. Soil Conservation, 2ª ed. Cornell Univ. Press, New York.
Morgan, R. P. C., 2005. Soil Erosion and Conservation, 3ª ed. . Blackwell, Oxford, UK.
Pereira, L. S. 2004. Necessidades de água e métodos de rega. Europa-América, Lisboa.
Sheng, T. C. 1989. Soil conservation for small farmers in the humid tropics. FAO Bulletin nº 60, Rome.
Tanji, K. K. & Yaron, B. 1994. Management of water use in agriculture. Advanced Series in Agricultural Sciences, Springer-Verlag.


T = teóricas; TP = teórico-práticas; PL = ensino prático e laboratorial; TC = trabalho de campo; S = seminário; E = estágio; OT = orientação tutória;