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Sistemas de Qualidade e Acreditação de Laboratórios


Área Científica: Indústrias Transformadoras
Ano: 1º
Semestre: 2
Créditos: 6 ECTS
Horas de contacto: 60TP, 5OT

Objectivos/Competências adquiridas:

Conhecer os principais aspectos relacionados com a problemática da qualidade e compreender os conceitos de qualidade e garantia da qualidade.
Identificar e interpretar os requisitos os sistemas normativos internacionais respeitantes à qualidade.
Dominar os conhecimentos necessários para a implementação/gestão de sistemas de gestão da qualidade.
Reconhecimento do Sistema de Acreditação em Portugal, como parte integrante da estrutura do Sistema Português da Qualidade, e seu enquadramento a nível Internacional.
Reconhecimento do papel da acreditação na credibilidade dos organismos de avaliação da conformidade.
Domínio dos conhecimentos necessários para implementação/gestão de um sistema de gestão num laboratório de ensaios acreditado.
Identificação, interpretação e aplicação, visando a acreditação, dos requisitos gerais de competência para realização de ensaios.
Utilização das ferramentas de: Validação, Controlo da Qualidade Interno e Controlo da Qualidade Externo de métodos de ensaio.

Conteúdo da unidade curricular:

Conceito de qualidade.
Evolução dos sistemas da qualidade.
Definições de qualidade.
Fundamentos e vocabulário dos sistemas da qualidade.
Requisitos para implementar um sistema de qualidade.
Referenciais Normativos.
Sistemas de Gestão da Qualidade, Normas NP EN ISO 9001:2008.
Sistemas de Gestão Ambiental, Normas NP EN ISO 14001:2004.
Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar, Norma ISO NP EN 22000:2005.
Auditorias.
Acreditação de Laboratórios.
Objectivos, requisitos gerais, controlo de qualidade interno e externo, validação de metodologias, definição e execução de ensaios.
Acreditação de laboratórios de calibração NP EN ISO/IEC 17025:2005.
Acreditação de laboratórios de ensaio NP EN ISO/IEC 17025:2005.
Acreditação de laboratórios clínicos NP EN ISO/IEC 15189:2007.
Auditorias.

Bibliografia recomendada:

Bank, J., 1994. Gestão da Qualidade total. Edições CETOP. Lisboa.
Juran, J., 1988. Quality Control Handbook. Mc Graw-Hill International.
NP EN ISO 10012:2005. Sistemas de gestão da medição.
NP EN ISO 14001:2004. Sistemas de gestão ambiental.
NP EN ISO 19011:2003. Linhas de orientação para auditorias de sistemas de gestão da qualidade e/ou gestão ambiental.
NP EN ISO 22000:2005. Sistemas de gestão da segurança alimentar.
NP EN ISO 9000:2005. Sistemas de gestão da qualidade.
NP EN ISO 9001:2008. Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos.
NP EN ISO 9004:2000. Sistemas de gestão da qualidade - Linhas de orientação para a melhoria de desempenho.
NP EN ISO 17025:2005. Requisitos gerais de competência para laboratórios de ensaio e calibração.
Ramos Pires, A. 2004. Qualidade – Sistemas de Gestão da Qualidade. 3ªedição. Edições Sílabo, Lisboa
SANTOS, R. C.; REBELO, M. F.: 1991, A Qualidade. Técnicas e Ferramentas, 199 p.p., Porto Editora.


T = teóricas; TP = teórico-práticas; PL = ensino prático e laboratorial; TC = trabalho de campo; S = seminário; E = estágio; OT = orientação tutória;