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Técnicas Laboratoriais Avançadas


Área Científica: Engenharia e Técnicas afins
Ano: 2º
Semestre: 1
Créditos: 6,0 ECTS
Horas de contacto: 30 T, 28 PL, 2 S, 20 OT

Objectivos/Competências adquiridas:

Interpretar os resultados da química analítica usando a estatística. Compreender e aplicar os conceitos teóricos de química analítica. Entender e usar o controlo de qualidade nos resultados das medições analíticas. Conhecer a instrumentação dos vários métodos analíticos. Perceber o princípio físico que serve de base à técnica analítica. Entender as vantagens e desvantagens de cada técnica. Identificar as capacidades qualitativas e quantitativas das técnicas. Aplicar os vários métodos de calibração. Planear e preparar experiências laboratoriais. Adquirir capacidade critica analítica e de integração dos conhecimentos no trabalho laboratorial.

Conteúdo da unidade curricular:

  • Fundamentos da análise instrumental: Erro experimental. Precisão e Exactidão. Métodos de Calibração. Validação de métodos analíticos. Controlo de qualidade de resultados analíticos.
  • Métodos de Espectroscopia: Fundamentos da espectroscopia. Espectroscopia baseada na absorção: espectrofotometria UV/Vis, IV e absorção atómica. Titulações espectrofotométricas. Análise simultânea de várias substâncias. Espectroscopia baseada na emissão: espectrofotometria de emissão por chama e fluorescência. Instrumentação, aplicações quantitativas e qualitativas, vantagens e desvantagens.
  • Métodos Electroquímicos: Fundamentos da electroquímica. Potenciometria. Titulações potenciométricas. Condutimetria. Instrumentação, aplicações quantitativas e qualitativas, vantagens e desvantagens.
  • Métodos de Separação: Fundamentos das separações analíticas. Cromatografia gasosa, líquida e de camada fina. Electroforese. Instrumentação, aplicações quantitativas e qualitativas, vantagens e desvantagens.

Bibliografia recomendada:

Francis Rouessac and Annick Rouessac, Chemical Analysis: Modern Instrumentation Methods and Techniques, John Wiley & Sons, 2000.
David Harvey, “Modern Analytical Chemistry”, McGraw-Hill, 2000.
Douglas A. Skoog and all, Analytical Chemistry: An Introduction, Harcourt Inc, 2000.
Daniel C. Harris, “Quantitative Chemical Analysis”, Freeman, 1999.
John A. Dean, “Analytical Chemistry Handbook”, McGraw-Hill, 1995.


T = teóricas; TP = teórico-práticas; PL = ensino prático e laboratorial; TC = trabalho de campo; S = seminário; E = estágio; OT = orientação tutória;