História, localização e infra-estruturas.

Os serviços e as pessoas.

Organização, departamentos e centros de recursos.

CET, Licenciaturas e Mestrados.

Programas e projectos de investigação.

Apoio e transferência de conhecimento.

A atmosfera, as instalações, as pessoas.

Acontece na ESA.

 

Blogue Notícias ESA
IPB.Virtual - plataforma de e-learning e de e-research
Clima na Escola Superior Agrária de Bragança
Portal Candidato IPB
Ligações B-ON - Biblioteca do Conhecimento OnlinePlataforma DeGóis - Plataforma Nacional de Ciência e TecnologiaCampus Virtual IPB

Genética


Área Científica: Ciências da Vida
Ano: 1º
Semestre: 2
Créditos: 6,0 ECTS
Horas de contacto: 30 T, 30 PL, 20 OT

Objectivos/Competências adquiridas:

Adquirir os conhecimentos nas várias áreas da genética clássica, quantitativa, de populações e citogenética: Aplicar as leis de Mendel na resolução de problemas de hereditariedade; Identificar e explicar as excepções às leis de Mendel; Interpretar o estado do equilíbrio das populações; Identificar e explicar tipos de mutações génicas e cromossómicas; Conhecer a estrutura e organização do material hereditário; Conhecer a hereditariedade extracromossómica.
Adquirir os conhecimentos básicos na área da genética molecular.
Compreender as relações genótipo-fenótipo.

Conteúdo da unidade curricular:

Conceito e evolução. Genética mendeliana: experiências de Mendel e interpretação dos resultados. Alelomorfismo múltiplo e pseudoalelomorfismo. Hereditariedade ligada ao sexo: genes holândricos, incompletamente ligados ao sexo e ligados ao sexo. Características influenciadas e limitadas pelo sexo. Interacção Factorial: epistasia. Bases moleculares da hereditariedade: DNA e RNA. Replicação do DNA. Estrutura e organização das moléculas hereditárias: o cromossoma eucariótico, DNA mitocondrial e cloroplastidial. Hereditariedade citoplasmática: efeito materno. Análise do genoma: métodos para o estudo do DNA e análise molecular da variabilidade genética. Mutações génicas e cromossómicas. Mecanismos de reparação do DNA. Ligação factorial e sobrecruzamento. Genética de populações: Lei de Hardy-Weinberg (ilações e consequências). Genética quantitativa: conceito de poligenes, variância ambiental e genotípica. Engenharia genética: breves noções de métodos e técnicas de transformação genética.

Bibliografia recomendada:

Griffiths AJF; Wessler SR; Lewontin RC; Carroll SB, 2008. An Introduction to Genetic Analysis. Ninth Edition. W. H. Freeman and Company.
Hartl DL, Jones EW, 1998. Genetics, Principles and Analysis, 4th edition, Jones and Bartlett publishers.
Klug WS, Cummings MR, Spencer C, 2005. Concepts of genetics, 8th Ed. Prentice Hall.
Lacadena J-R, 1999. Genética General, Conceptos fundamentales. Ciencias Biológicas, Série Genética, Editorial Síntesis.


T = teóricas; TP = teórico-práticas; PL = ensino prático e laboratorial; TC = trabalho de campo; S = seminário; E = estágio; OT = orientação tutória;