Botânica
Área Científica: Ciências da Vida
Ano: 1º
Semestre: 2
Créditos: 6,5 ECTS
Horas de contacto: 15 T, 30 PL, 15 TC, 20 0T
Objectivos/Competências adquiridas:
Adquirir conhecimentos e práticas para identificar a estrutura geral das plantas vasculares, explicar o crescimento vegetal, a origem e distribuição dos diferentes sistemas de tecidos e para associar estrutura e função nos diferentes órgãos vegetais. Definir as categorias taxonómicas, através das características organográficas mais importantes. Dominar e explorar as bases científicas dos sistemas de classificação, em particular do sistema APG (Angiosperm Phylogeny Group). Aplicar as regras de nomenclatura botânica e as metodologias de herborização e classificação de plantas. Associar às famílias estudadas caracteres que permitam a sua identificação expedita. Reconhecer as principais espécies botânicas de plantas vasculares com interesse fitoquímico e fitofarmacológico. Explicar genericamente os processos de domesticação das plantas cultivadas. Entender a teoria da evolução, o conceito de espécie e o fenómeno de especiação. Desenvolver capacidades de observação e de análise crítica.
|
Conteúdo da unidade curricular:
Introdução à Sistemática. Categorias taxonómicas. Sistemas de classificação. Quimiotaxonomia. Nomenclatura: Regras fundamentais, tipos e tipificação, construção, estabilidade e alteração dos nomes, nomes vulgares e científicos. Códigos Internacionais. Botânica sistemática: Caracteres taxonómicos constituição, função e adaptações. Reprodução sexuada. As espermatófitas: evolução, características, vantagens evolutivas. Pinophyta: características, diversidade; Magnoliophyta: origem, características, vantagens e tendências evolutivas, filogenia. Sistema APG (Angiosperm Phylogeny Group). A domesticação das plantas cultivadas. Centros de origem, dispersão e sindromas de domesticação. Tipologia de plantas cultivadas.
Caracteres anatómicos das espermatófitas. Caracteres morfológicos vegetativos e reprodutivos. Sistemática de espermatófitas: identificação e herborização de plantas com interesse fitofarmacológico. Reconhecimento e identificação no campo de espécies e famílias de espermatófitas.
|