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Biofísica


Área Científica: Ciências Físicas
Ano: 1º
Semestre: 2
Créditos: 6,0 ECTS
Horas de contacto: 30 T, 30 PL, 20 OT

Objectivos/Competências adquiridas:

A disciplina de Biofísica visa dar uma formação geral numa área de conhecimentos que, de alguma forma, atravessa de forma transversal todos os outros ramos do conhecimento ministrados nestes cursos. Procura-se assim estabelecer a ligação entre as ideias e alguns fenómenos físicos, mostrando como os conhecimentos de Física contribuem para a melhor compreensão de alguns fenómenos elementares no campo das Ciências da Vida e explicar ainda algumas aplicações tecnológicas.

Conteúdo da unidade curricular:

Física dos Fluidos: Densidade, Viscosidade, Pressão, Tensão superficial, Capilaridade; Lei fundamental da hidrostática; Princípio de Arquimedes; Princípio de Pascal; Caudal e equação da continuidade; equação de Bernoulli; Regimes de escoamento; Escoamento de fluidos reais: equação de Poiseuille e equação de Stokes; O sangue e outros fluidos: exemplos aplicados a seres vivos.
Bioelectricidade e Biomagnetismo: Carga eléctrica. Força eléctrica. Campo eléctrico. Potencial. Energia potencial eléctrica. Tensão, Corrente e Resistência eléctrica. Circuitos simples. Noções de segurança em equipamentos eléctricos. Fluidos biológicos e bioelectricidade. Noções de magnetismo: electricidade e magnetismo. Forças magnéticas. Campos magnéticos. Energia e sinais magnéticos.
Radioisótopos, Radioactividade e Radioprotecção: Tipos de radiação. Radioisótopos. Interacção com a matéria. Unidades de radiação. Dose. Dose equivalente. Níveis de radiação. Dose limite. Efeitos biológicos. Radioprotecção.

Bibliografia recomendada:

Paul Peter Urone, “Physics with health science applications”, ed.John Wiley (New York, 1986)
Paul G. Hewitt, “Conceptual Physics”, ed. Addison-wesley (USA, 2006)
J. E. Rodas Durán, “Biofísica: fundamentos e aplicações”, ed. Prentice Hall (S. Paulo - Brasil, 2003)
Paul Tipler, “Physics”, ed W H Freeman (USA, 1999)
Haliday D., Resnick R., Walker J.; “Fundamentals of Physics”, 6ª ed; John Wiley (New York, 2001)
E. Hecht, F. J. Bueche, “Física”, ed. Schaum-McGrawHill (Lisboa, 2001)
George J. Hademenos, “Physics for Pre-Med, Biology, and Allied Health Students”, ed. Schaum-McGrawHill (USA, 1997)


T = teóricas; TP = teórico-práticas; PL = ensino prático e laboratorial; TC = trabalho de campo; S = seminário; E = estágio; OT = orientação tutória;