Eleição das Comissões de Curso da ESA – 2017

 

História, localização e infra-estruturas.

Os serviços e as pessoas.

Organização, departamentos e centros de recursos.

CET, Licenciaturas e Mestrados.

Programas e projectos de investigação.

Apoio e transferência de conhecimento.

A atmosfera, as instalações, as pessoas.

Acontece na ESA.

 

Blogue Notícias ESA
IPB.Virtual - plataforma de e-learning e de e-research
Clima na Escola Superior Agrária de Bragança
Portal Candidato IPB
Ligações B-ON - Biblioteca do Conhecimento OnlinePlataforma DeGóis - Plataforma Nacional de Ciência e TecnologiaCampus Virtual IPB

Nutrição e Toxicologia


Área Científica: Biologia e Bioquímica
Ano: 3º
Semestre: 1
Créditos: 6 ECTS
Horas de contacto: 30 T, 28 PL, 2 S, 20 OT

Objectivos/Competências adquiridas:

Apreender o conceito de nutriente. Identificar as funções orgânicas dos diferentes nutrientes e consequências do seu défice/excesso. Conseguir elaborar planos diários de alimentação em função das necessidades energéticas e de nutrientes, e das características dos alimentos. Conhecer e compreender os mecanismos de toxicidade, as vias de absorção, distribuição e excreção dos tóxicos. Interpretar os parâmetros de toxicidade e de estudos toxicológicos. Aplicar os métodos e metodologias adequadas na avaliação do risco em toxicologia.

Conteúdo da unidade curricular:

Noções de nutrição: nutrientes, funções, fontes e metabolismo. Necessidades nutricionais e regras de alimentação. Alimentação em função da idade, sexo e estado fisiológico. Doenças mais comuns influenciadas pela alimentação: aterosclerose, osteoporose, hipertensão, diabetes, outras doenças crónicas. Alimentos funcionais. Toxicologia: metabolismo dos xenobióticos, efeitos e modos de acção no Homem. Mecanismos de protecção em órgãos-alvo. Bioacumulação. Tipos de toxicidade e relação dose – resposta. Avaliação da toxicidade, toxicidade aguda, toxicidade crónica, carcinogénese, mutagénese e teratogénese. Padrões de segurança para aditivos alimentares, corantes e contaminantes. Técnicas de doseamento de diferentes metabolitos (aditivos, metais pesados, PCB’s, antibióticos e pesticidas).

Bibliografia recomendada:

Burton, B.,1979. Nutrição Humana. Editora Mcgraw-Hill.
Garrow, J. & James, W., 1997. Human Nutrition and Dietetics. 9ª ed. Longman Group UK Limited. New York, USA.
Gonçalves Ferreira, F., 1983 Nutrição Humana. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
Klaassen, Curtis D.; Watkins,B.,John, 2001. Toxicologia A Ciência Básica dos Toxicos De Casarett & Doull’s. Mcgraw-Hill de Portugal, Lda. 5ª Edição.


T = teóricas; TP = teórico-práticas; PL = ensino prático e laboratorial; TC = trabalho de campo; S = seminário; E = estágio; OT = orientação tutória;