Eleição do Terceiro Conselho Técnico-Científico da ESA

 

 

História, localização e infra-estruturas.

Os serviços e as pessoas.

Organização, departamentos e centros de recursos.

CET, Licenciaturas e Mestrados.

Programas e projectos de investigação.

Apoio e transferência de conhecimento.

A atmosfera, as instalações, as pessoas.

Acontece na ESA.

 

Blogue Notícias ESA
IPB.Virtual - plataforma de e-learning e de e-research
Clima na Escola Superior Agrária de Bragança
Portal Candidato IPB
II Congresso Nacional das Escolas Superiores Agrárias
Ligações B-ON - Biblioteca do Conhecimento OnlinePlataforma DeGóis - Plataforma Nacional de Ciência e TecnologiaCampus Virtual IPB

Métodos Integrados de Prevenção da Poluição


Área Científica: Tecnologia de Protecção do Ambiente
Ano: 2º
Semestre: 1
Créditos: 3 ECTS
Horas de contacto:

Objectivos/Competências adquiridas:

  • Compreender os principais conceitos associados à prevenção da poluição;
  • Compreender os requisitos decorrentes das Directivas Comunitária e Legislação Portuguesa sobre Controlo e Prevenção Integrados de Poluição;
  • Avaliar comparativamente técnicas de prevenção da poluição aplicáveis a diferentes modelos de produção ou prestação de serviços sectoriais;
  • Compreender os métodos de prevenção de poluição aplicados ao desenho de produtos e que derivam da Análise de Ciclo de Vida;
  • Desenvolver metodologias da análise de ciclo de vida;
  • Compreender o funcionamento do Sistema Europeu de Atribuição do Rótulo Ecológico.

Conteúdo da unidade curricular:

Conceitos básicos – O conceito de Poluição e de Prevenção da Poluição. Relação com o Desenvolvimento Sustentável. A Prevenção da Poluição nas políticas públicas da União Europeia e de Portugal.
Diferentes técnicas e tecnologias de prevenção da poluição – Evolução do comportamento empresarial. Medidas de fim de linha e medidas de processo. Medidas organizacionais e mudanças tecnológicas. Melhores tecnologias e técnicas disponíveis.
Prevenção e Controlo Integrados da Poluição (PCIP) – Antecedentes. A Directiva Europeia IPPC. A legislação Portuguesa e as suas implicações no domínio empresarial. O processo de candidatura e os requisitos formais do processo de Licenciamento Ambiental. As Melhores Técnicas Disponíveis e a sua aplicação no domínio da PCIP.
Análise de Ciclo de Vida (ACV) – O ciclo de vida de produtos e processo. A Norma ISO 14040. A Metodologia de Análise de Ciclo de Vida. O Eco-Design de produtos. A aplicação de softwares em ACV e Eco-Design.
Os sistemas de rotulagem de produtos – Os mecanismos internacionais e nacionais de rotulagem de produtos. O Rótulo Ecológico Europeu. Requisitos e processo de atribuição.
Estudos de Casos Sectoriais - Caracterização dos aspectos ambientais. Identificação de mecanismos de controlo integrado da poluição. Análise de ciclo de vida. Formulação de alterações ao nível do produto e do processo.

Bibliografia recomendada:

P. L. Bishop (2000). Pollution Prevention: Fundamentals and Practice, McGraw Hill, New York, NY.
Bishop, P.L. (2000). Pollution Prevention: Fundamentals and Practice. McGraw-Hill Publishing Co.
Ciambrone, D.F. (1997), Environmental Life Cicle Analysis, Lewis Publishers, Nova York.
Dupont, R.R., Theodore, L., Kumar, G. (1999). Pollution Prevention: The Waste Management Approach for the 21st Century. CRC Press.
H. M. Freeman (1995). Manual de Prevención de la Contaminación Industrial. McGraw Hill, New York,
Peneda, C. (1995). Análise de Ciclo de Vida e Ecodesign. Lisboa, Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial.
Rodrigues, L.R., Justino, A., Santana, V. (2001). Gestão e Ambiente- A Água e a Indústria. Série Empresa Inteligente. Editorial Pergaminho.
Welford, R., et al., 1996. Corporate Environmental Management: Systems and Strategies. Earthscan Publication Ltd. Londres.


T = teóricas; TP = teórico-práticas; PL = ensino prático e laboratorial; TC = trabalho de campo; S = seminário; E = estágio; OT = orientação tutória;