História, localização e infra-estruturas.

Os serviços e as pessoas.

Organização, departamentos e centros de recursos.

CET, Licenciaturas e Mestrados.

Programas e projectos de investigação.

Apoio e transferência de conhecimento.

A atmosfera, as instalações, as pessoas.

Acontece na ESA.

 

Blogue Notícias ESA
IPB.Virtual - plataforma de e-learning e de e-research
Portal Candidato IPB
Ligações B-ON - Biblioteca do Conhecimento OnlinePlataforma DeGóis - Plataforma Nacional de Ciência e TecnologiaCampus Virtual IPB

Mecanização e Equipamento


Área Científica: Engenharia Rural
Ano: 2º
Semestre: 2
Créditos: 7 ECTS
Horas de contacto: 60 TP, 20 OT

Objectivos/Competências adquiridas:

Conhecer: O funcionamento das tractores agrícolas e florestais e os processos envolvidos no seu desempenho; O funcionamento do principal equipamento agrícola; Os métodos de cálculo da capacidade de trabalho e custos de utilização do equipamento agrícola. Efectuar as regulações necessárias ao funcionamento do equipamento agrícola. Identificar problemas de funcionamento do equipamento e perspectivar a sua solução. Identificar relações causa/efeito que caracterizam o desempenho dos conjuntos tractor/alfaia. Planear o uso do equipamento, tendo em conta as condições de segurança no trabalho e a prevenção de riscos. Interpretar a informação técnica sobre equipamento, como por exemplo a contida em boletins de ensaio. Escolher o equipamento mais adequado às diferentes operações culturais, tendo em conta as condições económicas e a conservação dos recursos naturais. Medir a capacidade de trabalho do equipamento agrícola. Calcular custos de utilização do equipamento agrícola. Planear e gerir um Parque de Máquinas.

Conteúdo da unidade curricular:

Diferentes perspectivas para o papel da mecanização agrícola no desenvolvimento rural. Motores: Conceitos fundamentais sobre os motores de combustão interna. Ciclos Diesel e Otto. Tecnologia dos motores de 4 e de 2 tempos. Distribuição, arranque, arrefecimento, lubrificação, alimentação e sobrealimentação de motores. Combustíveis e lubrificantes. Momento motor, potência e consumo. Tractores: Principais tipos. Transmissão. Sistemas de direcção e travagem. Sistemas de ligação com alfaias. Equipamento eléctrico do tractor. Órgãos de locomoção. Desempenho do tractor em tracção. Condições de equilíbrio. Ensaios de tractores. Leitura de boletins de ensaio. Mecanização das operações culturais: Equipamento de preparação do terreno. Equipamento de fertilização, sementeira e plantação. Equipamento para protecção e defesa das culturas. Equipamentos de colheita (forragens, grãos e frutos). Sistemas automáticos de informação no controlo do equipamento agrícola e sua aplicabilidade em agricultura de precisão. Custos de utilização do equipamento agrícola: Capacidade de trabalho. Custos por unidade de tempo e por unidade de área. Utilização em comum do equipamento agrícola. Selecção de equipamento agrícola. Gestão de parques de máquinas.

Bibliografia recomendada:

Arnal Atares y A. Laguna Blanca (2005) “Tractores y Motores Agrícolas” Ediciones Mundi-Prensa, Madrid.
CARY, F. Caldeira (1973) - “Tempos-Padrão de Trabalho para as Principais Culturas da Lezíria do Ribatejo” - Fundação Calouste Gulbenkian, Oeiras.
ORTIZ-CAÑAVATE (2003) Las Máquinas Agrícolas y su Aplicacción” Ediciones Mundi-Prensa, Madrid.
Ortiz-Cañavate (2005) “Tractores Técnica y Seguridad” Ediciones Mundi-Prensa, Madrid.
SHIPPEN; ELLIN; CLOVER (1980) “Basic Farm Macchinery” 3th ed, Pergamon, Oxford.
SMITH; WILKER (1979) “Maquinaria y Equipo Agricola”, Ediciones Omega, Barcelona.
GOERING, Carrol (1992) - “ENGINE & TRACTOR POWER” 3rd Edition, ASAE, University of Illinois.
JOLIVET, Didier - “LE MOTEUR DIESEL” - Chotard et Associés Editeurs, Paris, 1984.
Hidalgo, L. y J. Hidalgo (2001) “Ingenieria y Mecanización Vitícola” Ediciones Mundi-Prensa, Madrid.
LILJEDAHL; TURNQUIST; SMITH; HOKI - “TRACTORS AND THEIR POWER UNITS” - 4 th Edition, ASAE, 1996.
Linares, P. y J. Vazquez (1998) “Maquinaria de Recoleccion de Forrajes, Ediciones Mundi-Prensa, Madrid.
LÓPEZ, António Guadilla - “POTÊNCIA, BINÁRIO MOTOR E RENDIMENTO DE MOTORES” - 2º edição - Edições CETOP, Mem-Martins, 1967.
MIALHE, Luiz Geraldo - “MÁQUINAS MOTORAS NA AGRICULTURA” - Vol. 2 - Edição da Universidade de S. Paulo, 1980.
Sierra, J. G. (1998) “Elementos Hidráulicos en los Tractores y Maquinas Agrícolas” Ediciones Mundi-Prensa, Madrid.


T = teóricas; TP = teórico-práticas; PL = ensino prático e laboratorial; TC = trabalho de campo; S = seminário; E = estágio; OT = orientação tutória;