Cancro do Castanheiro - Aplicação de DICTIS

O DICTIS é um produto biológico desenvolvido especificamente para o tratamento do Cancro do Castanheiro em Portugal, compatível com o Modo de Produção Biológico e Produção Integrada.

Destaques

Curso para Aplicação do Bioproduto DICTIS


Macedo de Cavaleiros e IPB unidos no combate ao cancro do Castanheiro

O Município de Macedo de Cavaleiros e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) assinaram ao final da tarde de ontem, dia 10 de maio, um protocolo para a implementação da luta biológica para o tratamento do cancro do castanheiro (Cryphonectria parasítica) no concelho macedense.
Este protocolo será extensível à Associação de Criadores de Gado e Agricultores e à associação Souto Os Cavaleiros. “Vamos suportar metade das despesas com a aquisição do DICTIS, um produto biológico criado pelo Instituto Politécnico de Bragança para tratar esta doença”, garante o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues.
No âmbito do protocolo assinado nos Paços do Concelho, a autarquia macedense compromete-se a pagar 50 por cento (%) das despesas que os produtores de castanheiro terão com a aquisição dos frascos de 250 ml para o tratamento do cancro do castanheiro, mediante apresentação de fatura. “É um problema muito grave que se instalou no Nordeste Transmontano e que a autarquia entendeu que tem de ajudar a combater, como forma de proteger o próprio tecido económico”, destaca o edil.

Ler mais

Curso

Métodos biomoleculares no estudo do micovírus CHV1

  • 13-17 maio de 2019
  • Laboratório de Sanidade e Proteção Vegetal
  • Escola Superior Agrária de Bragança

Cancro do Castanheiro

Doença está a ser combatida com eficácia graças à aplicação de um bioproduto desenvolvido no IPB

Curso de Formação de técnicos responsáveis pela aplicação do bioproduto Dictis

XIII Jornadas do Castanheiro

Participação das XIII Jornadas do Castanheiro em Vinhais

Tratamento biológico do cancro do castanheiro

Aplicação por furos

  • Identificar a extremidade do cancro (zona entre o tecido são e o tecido doente).
  • Fazer furos à volta do cancro de 2 em 2 cm. Com a ajuda de uma micropipeta (fornecida) colocar o produto em cada um dos orifícios.

Aplicação por pincelagem

  • Com um objeto cortante fazer pressão para obter feridas pouco profundas na extremidade do cancro (zona entre o tecido são e o tecido doente).
  • Com um pincel (trincha) aplicar o produto em toda a superfície escarificada.

Perguntas Frequentes

O que é o DICTIS?

O DICTIS é um produto biológico desenvolvido especificamente para o tratamento do Cancro do Castanheiro em Portugal. Os estudos e os resultados obtidos permitiram ao IPB obter autorização do Ministério da Agricultura e do Mar para produção e aplicação no campo (DGAV- Ref 009276 de 10.04.2015) segundo as especificações definidas no Programa de luta biológica para tratamento do Cancro do Castanheiro (Cryphonectria parasitica).
O DICTIS não tem efeitos adversos na saúde humana, na vida selvagem e no ambiente.
O bioproduto DICTIS é compatível com o Modo de Produção Biológico e Produção Integrada.

Como adquirir o DICTIS?

O DICTIS não tem venda livre no mercado. Só pode ser adquirido por Produtores de Castanheiro que antecipadamente se tenham inscrito para realizar o tratamento junto das Organizações para o Tratamento do Castanheiro (OTC).

A minha OTC não tem protocolo com o IPB. Como adquirir o DICTIS?

Se a sua associação não dispõe de protocolo com o IPB pode contactar o laboratório de Sanidade e Protecção Vegetal da ESA, e solucionar o seu problema.

Como se aplica o DICTIS?

O DICTIS é aplicado nos cancros ativos existentes nos ramos e troncos do castanheiro. Nunca aplicar como tratamento preventivo. O DICTIS é colocado nos cancros e pode ser aplicado por furos ou por pincelagem na extremidade dos cancros (ler instruções do rótulo).

Quando se aplica o DICTIS?

O DICTIS pode ser aplicado durante todo o período de atividade fisiológica do castanheiro (abril a novembro).

É necessário formação específica para aplicar o DICTIS?

É necessário ter habilitação como aplicador de produtos fitofarmacêuticos, reconhecida pela DGAV no âmbito da Lei 26/2013, de 11 de abril, e obter aprovação na formação complementar sobre a aplicação do DICTIS a ministrar pelo IPB.

Podem-se aplicar outros produtos depois de fazer o tratamento com o DICTIS?

Depois de aplicar o DICTIS não pode aplicar outros produtos (cobre, lixívia, etc) nos locais que foram tratados pois põe em risco o sucesso do tratamento.

Como se avalia a eficácia do tratamento?

O resultado do tratamento com o bioproduto DICTIS não é imediato pois necessita de algum tempo para exercer a sua ação curativa. A primeira indicação da eficácia do tratamento é não existir crescimento do cancro para o exterior da zona tratada. Com o tempo o cancro cicatriza completamente.

Informações

Programa Experimental para tratamento Biológico do Cancro do Castanheiro com estirpes hipovirulentas de Cryphonectria parasitica (PETCC).

Contactos

Endereço

Laboratório de Sanidade e Proteção Vegetal
Escola Superior Agrária de Bragança
Campus de Santa Apolónia
5300-253 Bragança – Portugal

Telefone

(+351) 273 303 333

Email

labprotvegetal@ipb.pt