História, localização e infra-estruturas.

Os serviços e as pessoas.

Organização, departamentos e centros de recursos.

CET, Licenciaturas e Mestrados.

Programas e projectos de investigação.

Apoio e transferência de conhecimento.

A atmosfera, as instalações, as pessoas.

Acontece na ESA.

 

Blogue Notícias ESA
IPB.Virtual - plataforma de e-learning e de e-research
Clima na Escola Superior Agrária de Bragança
Portal Candidato IPB
Ligações B-ON - Biblioteca do Conhecimento OnlinePlataforma DeGóis - Plataforma Nacional de Ciência e TecnologiaCampus Virtual IPB

Bolsa de Emprego

Classificado Nº 13935

Data de registo: 2017-05-16
Tipo: Oferta
Título: Estágios em Enfermagem Veterinária
Localidade: Ílhavo
Descrição: CRAM-ECOMARE
ESTÁGIOS NÃO REMUNERADOS
Dois estágios em Enfermagem Veterinária
Maio de 2017

Introdução
Tendo presente as crescentes solicitações para a realização de estágios no Centro de Reabilitação de Animais Marinhos - ECOMARE, e considerando o interesse de que se revestem estes estágios, numa dupla perspetiva, o CRAM-ECOMARE disponibiliza às instituições de ensino/formação a possibilidade de estágios curriculares não remunerados para alunos da Licenciatura em Enfermagem Veterinária.
As candidaturas a estágios podem ser efetuadas individualmente pelos candidatos ou propostas pelas instituições de ensino/formação. Os presentes estágios não correspondem a uma obrigatoriedade em contratar o candidato.

Objectivos do estágio
O objectivo geral do estágio será o contacto e familiarização com procedimentos técnicos ao nível da enfermagem veterinária praticados num centro de reabilitação de animais marinhos. A maioria do trabalho diário envolve trabalho físico intenso, considerando a necessidade de manipular estruturas de tamanho médio/grande e de manipular animais por vezes volumosos e pesados. Mais especificamente, o estagiário estará envolvido nas seguintes atividades:
Contenção e manipulação de animais marinhos, apoio à equipa na avaliação dos pacientes, preparação da alimentação dos animais em reabilitação (envolve o transporte de caixas de peixe até 20 kg cada caixa), alimentação dos animais, administração de medicamentos, apoio a tratamentos e cirurgias, limpeza das caixas de reabilitação,lavagem dos revestimentos, limpeza e manutenção dos tanques de reabilitação, apoio na devolução à natureza de animais reabilitados, atualização da base de dados clínica, etc.

Duração do estágio
Entre 5 a 6 meses, em turnos de 8h (das 8h-16h, 16-24h e em situações excepcionais das 24h-8h).

Candidatura e seleção dos estagiários
As solicitações para a realização de estágios no CRAM devem ser dirigidas por email ao coordenador do CRAM-ECOMARE através dos emails cram@cram.org.pt e mctferreira@socpvs.org (enviar a solicitação para os dois emails).
As solicitações e candidaturas a estágios devem ser apresentadas pelas instituições de ensino/formação ou por indivíduos interessados na sua realização, acompanhadas de um Curriculum Vitae do candidato e uma carta de intenção. No caso de estágios académicos conducentes à atribuição de um grau académico ou associados a uma disciplina, a candidatura deve também apresentar a identificação e contacto (nome, função na instituição, email e telefone) do orientador de estágio da instituição.
Para efeitos de apoio à tomada de decisão sobre a aceitação das candidaturas e durante o processo de seleção, os candidatos podem ser convocados para a realização de entrevista.
A seleção de candidatos é efetuada por avaliação curricular, tomando-se em consideração as habilitações académicas e as classificações das disciplinas mais relevantes para o tipo de funções a desempenhar, a experiência anterior eventualmente existente e os resultados da entrevista, caso seja realizada.

Formalização dos estágios
Para cada estágio autorizado pelo CRAM-ECOMARE será elaborada uma declaração ou minuta de protocolo com a instituição de ensino/formação ou com o candidato individualmente, que especifique, entre outros:
A identificação das partes (CRAM-ECOMARE; entidade de ensino/formação ou candidato individualmente);
Finalidade e objetivos do estágio;
Obrigações das partes (entre outras obrigações, deve constar a obrigatoriedade do aluno elaborar um relatório final de estágio)
Atividades a desenvolver durante o estágio;
Duração do estágio;
Outros elementos caracterizadores do estágio.

No início do estágio, os estagiários devem tomar contacto com o Código de Conduta e Regulamento e assinar um “Termo de responsabilidade”. O estágio só poderá ter início após a apresentação de seguro de acidentes pessoais (em nome individual ou em nome da instituição de ensino/formação).

Acompanhamento dos estagiários
Os estagiários serão acompanhados por um supervisor (tutor) do CRAMECOMARE, para além de um envolvimento direto com os funcionários com responsabilidades nas áreas de gestão, enfermagem, medicina veterinária, reabilitação e ecologia, associadas ao CRAM-ECOMARE. No caso de estágios curriculares, a nota atribuída ao estagiário pela sua prestação será atribuida pelo supervisor (tutor) no CRAM-ECOMARE, que posteriormente deverá ser validada pelo orientador na instituição de ensino/formação. O plano de estágio é acordado entre os supervisores antes do início do período de estágio. Caso haja necessidade, serão realizadas reuniões entre os supervisores do estágio e os estagiários. Preferencialmente, estas reuniões terão lugar no início do estágio e a meio do período atribuído à sua execução.

Relatórios dos estágios
Os estagiários devem apresentar um relatório escrito aos respetivos supervisores que inclua:
- introdução com a descrição dos objetivos do estágio;
- materiais e métodos
- resultados
- discussão
- conclusões
- No final, o candidato deverá efetuar uma pequena avaliação do estágio realizado, referir se foi cumprida a prossecução ou não dos objetivos acordados, apresentar motivos para as alterações ocorridas e sugestões de alterações ou melhorias a introduzir no processo de futuros estágios.

Apoio aos estagiários
Aos estagiários serão proporcionadas condições técnicas adequadas à concretização dos objetivos dos estágios;
Para além de facilidades de natureza administrativa inerentes à execução dor próprio estágio, pese embora o facto de o estágio não ser remunerado, poderá ser disponibilizado alojamento na proximidade do CRAM-ECOMARE em regime de quarto partilhado. Contudo, tal situação está dependente da disponibilidade de espaço de alojamento no período do estágio.

Certificado de Frequência de Estágio
No final do estágio, será emitido, um “Certificado de Frequência de Estágio”.

 

Autor: CRAM-ECOMARE
E-Mail:  
Telefone/Contacto:  
Observações:  

Voltar