História, localização e infra-estruturas.

Os serviços e as pessoas.

Organização, departamentos e centros de recursos.

CET, Licenciaturas e Mestrados.

Programas e projectos de investigação.

Apoio e transferência de conhecimento.

A atmosfera, as instalações, as pessoas.

Acontece na ESA.

 

Blogue Notícias ESA
IPB.Virtual - plataforma de e-learning e de e-research
Clima na Escola Superior Agrária de Bragança
Portal Candidato IPB
Ligações B-ON - Biblioteca do Conhecimento OnlinePlataforma DeGóis - Plataforma Nacional de Ciência e TecnologiaCampus Virtual IPB

Inovação de Produtos e Processos


Grau: Mestrado

Objectivos:

O curso de mestrado em Inovação de Produtos e Processos visa formar profissionais com habilidades em ciência e engenharia, que possibilitam a geração de oportunidades, promovem o desenvolvimento de produtos e processos inovadores e sustentáveis baseados em tecnologia com potencial de negócios em ambientes competitivos. Oferece-se ao aluno a oportunidade de aprender fazendo, com uma verdadeira experiência prática, aprimorando conhecimentos prévios, habilidades e competências e validando o desenvolvimento de novos conhecimentos, novas habilidades e competências, ao ritmo das suas necessidades de aprendizagem.
Estimula-se a autonomia, mas oferece-se um sistema de apoio com sessões de coaching em grupo, sessões individuais de coach e os centros de investigação do IPB como um recurso técnico e científico.

Funcionamento

Este curso de mestrado conjunto entre a ESA e a ESTiG, funciona no Brigantia Ecopark, em regime diurno, adaptado ao perfil de cada aluno sendo baseado em sessões de trabalho em equipa, seminários e coaching.

Saídas Profissionais

Este curso de mestrado pretende criar líderes de start-up que desenvolvam e implementem novas soluções de negócios de base tecnológica.
Estes profissionais deverão, também, ser capazes de criar, transferir e aplicar inovação em setores produtivos, estabelecendo e gerindo negócios, produzindo riqueza e criando emprego, promovendo, relações locais, regionais, nacionais e internacionais entre a sociedade, a ciência e a tecnologia.

Condições de Acesso

Podem requerer o ingresso no ciclo de estudos conducente ao grau de mestre os:

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Escola do IPB onde pretendem ser admitidos;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Escola do IPB onde pretendem ser admitidos;

Destinatários

O mestrado está organizado em três ramos: Tecnologias de Informação, Comunicações e Eletrónica; Tecnologias Químicas e Biológicas; e Tecnologias Agro-Ambientais e Alimentares, pelo que serão admitidos os alunos que possuam licenciatura nas áreas afins a cada um dos ramos mencionados.
Serão ainda admitidos os alunos que satisfaçam o estipulado na alínea d) do Artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de Março, cuja área de formação seja considerada pela Comissão Científica do mestrado como adequada à frequência do curso.

Para ser um aluno deste curso, o candidato precisa de estar altamente motivado, de ser autónomo e seriamente envolvido na criação de seu próprio negócio. O trabalho em equipa e a realização de negócios são os dois pilares deste mestrado, por isso os alunos passam por um processo de seleção, enviando um CV inovador, uma carta de motivação e um vídeo em formato de pitch pessoal de um minuto.


Portal Candidato     Guia ECTS


Plano de estudos


  Semestre I ECTS Semestre II ECTS
1 º Ano Empreendedorismo 10 Desenvolvimento e Gestão de Negócios 8
Prospeção e Transferência de Tecnologia 10 Inovação de Produtos e Processos 10
Trabalho Colaborativo e Relações Internacionais 10 Opção I 6
Opção II 6
  Totais 30   30
2 º Ano Dissertação / Projeto / Estágio 60
  Totais 60

As unidades curriculares optativas são selecionadas de entre as UC em funcionamento nas diferentes formações do IPB


Informação Adicional

Para complementar estas informações os interessados deverão contactar o Gabinete Relações com o Exterior e Imagem