O IPB, em colaboração com o MORE (Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação) submeteram uma candidatura ao fundo Ambiental cujo principal objetivo consiste no fomento de práticas de economia da água nas hortas do IPB, através de uma gestão responsável do seu consumo e da consciencialização coletiva do efeito da rega sobre o ecossistema do rio Fervença. Pretende-se digitalizar todo o consumo de água dos talhões e o nível do caudal do rio, permitindo a monitorização de parâmetros relevantes, tais como: as variações do nível do caudal do rio, a humidade e temperatura do solo e do ambiente nos talhões, assim como um controlo automático da rega, permitindo abrir e fechar a passagem de água para um determinado talhão (horta). Em paralelo, o sistema irá, de uma forma acessível e gráfica criando o “semáforo da rega”, ou seja, uma aplicação móvel que irá indicar ao horticultor a necessidade de rega da horta e a pegada ecológica do seu consumo de água. Com esta ação esperamos que os horticultores possam, de uma forma gradual, aprender as necessidades de rega da sua horta, otimizando de forma contínua os gastos de água do seu talhão, garantindo o nível de água do rio e melhorar as condições do habitat natural associado. Outro grande objetivo consiste na proteção e conservação da natureza e da biodiversidade, promovendo o respeito pelo meio ambiente e pela conservação da biodiversidade, facilitando o contato direto dos cidadãos do meio urbano com a natureza. Além disso, pretende proporcionar a recuperação dos habitats de águas doces, cuja zona de distribuição natural é bastante reduzida ou tem vindo a diminuir fortemente no território europeu, tornando-os habitats de interesse comunitário.

Durante o projeto “Nature Garden”, serão feitas várias ações de sensibilização com o objetivo de alertar a população em geral para a necessidade de preservar a biodiversidade e proteger a natureza, promover a produção sustentável e diminuir a pegada de carbono. Estas ações serão abertas aos horticultores das hortas comunitárias da ACRPipb e população em geral, nomeadamente as escolas primárias e secundárias.

Plano de formação