O Programa de Dupla-Diplomação entre o Curso de Bacharelado em Zootecnia do Câmpus Dois Vizinhos da UTFPR e o conjunto de Cursos de Engenharia Zootécnica e Mestrado em Tecnologias da Ciência Animal, da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), faz parte das ações empreendidas pela UTFPR para internacionalização de seus cursos de graduação. O aluno da UTFPR, participante do programa, que concluir todas as etapas previstas no acordo, após concluir o curso de Bacharelado em Zootecnia na UTFPR receberá o diploma de Bacharel em Zootecnia expedido pela UTFPR e os diplomas de Licenciado e Mestre expedido pelo Instituto Politécnico de Bragança.

O acordo de dupla diplomação busca promover a mobilidade internacional dos estudantes de Zootecnia do Câmpus Dois Vizinhos, possibilitando o contato com outras culturas e a ampliação das possibilidades de formação profissional e humana, contribui também para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos e auxilia no intercâmbio de docentes entre as duas instituições possibilitando o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa.

A duração inicial do período de mobilidade internacional será de um ano, podendo ser prorrogado por mais três meses, incluído neste período o tempo necessário para entrega e defesa do relatório de estágio curricular obrigatório da UTFPR/Câmpus Dois Vizinhos, e dissertação/projeto/estágio do IPB com apresentações/defesas públicas.

Foram selecionadas três acadêmicas do curso de Zootecnia: Aline Fátima Fernandes, Marina Winter Dendena e Samata Kelli Almeida. Elas desenvolveram um plano de estudo que está sendo desenvolvido em Bragança. Passados 80 dias da estadia em Portugal, as acadêmicas informaram que a experiência está sendo muito boa, com uma série de novidades, principalmente em relação aos costumes, tradições e a história do País que as acolheu, sendo tudo encantador. Escreveram ainda que embora seja uma País de língua portuguesa, o IPB recebe estudantes de todas as partes do mundo, sendo a língua inglesa usada por todos como forma de comunicação universal. Finalizaram, incentivando e solicitando a todos que aproveitem as oportunidades dentro e fora do Brasil, salientando que a experiência no exterior engrandece o crescimento profissional e pessoal.
em UTFPR