O Centro Europe Direct do Instituto Politécnico de Bragança convida-o a estar presenta na inauguração da exposição fotográfica: “Biodiversidade em Trás-os-Montes – aspetos da fauna silvestre” no dia 15 de dezembro pelas 10h30 no espaço junto ao Auditório Dionisio Gonçalves da Escola Superior Agrária do IPB.

As preocupações da Comissão Europeia com o Ambiente estão desde há muito entre as suas principais prioridades de acção, o que se reflecte em diferentes medidas de política.

No Programa Geral da União para 2020 em matéria de Ambiente, o primeiro objectivo é o de “ Proteger o capital Natural da União Europeia”, com múltiplas medidas de acção que vão desde a protecção dos solos à qualidade da água que garantam o bom funcionamento dos ecossistemas. É dado particular ênfase à protecção da biodiversidade, impondo regras na condução das diferentes actividades produtivas, para que se minimize o seu impacto no funcionamento dos ecossistemas naturais. Vários estudos promovidos pela Comissão Europeia têm sido levados a cabo nos diferentes Estados Membros da U.E. com vista a uma monitorização e conhecimento dos diferentes ecossistemas bem como das principais ameaças que enfrentam e formas de limitar a perda de biodiversidade.

Com esta exposição fotográfica, pretendemos dar a conhecer elementos da fauna silvestre presente em diferentes ecossistemas da região de Trás-os-Montes. O público-alvo visado são os jovens, sobretudo os das escolas da nossa região. Visam-se ações de divulgação/ sensibilização e estudo onde os alunos possam ser alertados para a diversidade da fauna existente localmente (alguma da qual porventura até já conheçam). Ao interessá-los por estas questões através de um acervo fotográfico de qualidade, com imagens apelativas de diferentes espécies do reino animal nos seus habitats, e com pequenos textos informativos sobre as características e os hábitos dos diferentes animais apresentados, pretende-se promover o seu interesse e sensibilidade por estas questões e possibilitar o início do estudo de tópicos cruciais para a conservação da natureza.