Notícias ESA

Blogue de notícias da Escola Superior Agrária de Bragança

Temos o melhor Politécnico do país

Estudo encomendado pela União Europeia coloca o IPB no topo do ranking nacional dos Politécnicos, sétima melhor instituição de ensino superior do país

Dois estudos recentes e ambos independentes colocam o Instituto Politécnico de Bragança como uma das melhores e mais influentes instituições de ensino superior de Portugal.

O projeto Multirank, da União Europeia, arrancou em 2011 e começa, agora, a produzir resultados, tendo divulgado as dez melhores instituições de ensino superior de Portugal, de um total de 850 instituições de todo o país que entraram neste estudo.

Com vários parâmetros medidos, como o Ensino e Aprendizagem, a Pesquisa, a Transferência do Conhecimento, a Orientação Internacional e o Envolvimento Regional, o Instituto Politécnico de Bragança foi considerado o melhor politécnico do país, sétima melhor instituição de ensino superior.

“Aparecem as dez melhores instituições europeias e as dez melhores nacionais, que resultam da soma dos cinco indicadores. É um orgulho muito grande, estamos a sentir isso, o facto de o IPB estar entre as dez melhores instituições nacionais e o melhor politécnico a nível nacional”, frisou ao Mensageiro o presidente da instituição, Sobrinho Teixeira.

O mesmo responsável considera que os resultados poderiam ser ainda melhores, com um pouco mais de apoio por parte dos alunos. “Ainda poderíamos subir se o sucesso escolar fosse superior. Na investigação, internacionalização e ligação à região estamos muito bem”, sublinha. Sobrinho Teixeira diz que esta classificação acaba por significar um compromisso maior com a qualidade. “Responsabiliza-nos para nos superarmos cada vez mais e conseguirmos cada vez mais e melhor”, sustenta o docente.

No cômputo geral, o desempenho do IPB é “muito bom”. A produção artística, as spinoff, a mobilidade estudantil, a quantidade de alunos licenciados que ficam a trabalhar na região, o número de citações ou o rendimento obtido junto de fontes locais são alguns dos pontos em que o IPB consegue a classificação máxima (A) deste ranking. Por outro lado, a conclusão de mestrados e a conclusão
de mestrados dentro do prazo estipulado são alguns dos pontos a requererem melhorias.
O Multirank é uma nova ferramenta de avaliação de instituições de ensino superior mundiais, tendo analisado 850. Está a ser promovido pela União Europeia.

Publicado em ‘MdB‘.

6 Comments

  1. Desempregado

    2014/06/26 at 13:06

    Alunos do IPB no desemprego a top! Isso não fazem um estudo….

    • A escrever assim, não admira a ninguém que estejas no desemprego, sobretudo porque também deves falar mal, e na entrevista (de emprego) és logo automaticamente excluído(a)…

      Podias ter sido formado(a) na melhor instituição de ensino superior do planeta, que se não fizeres pela vida, não arranjas emprego.

      • Queres-me dar lições de Português e boas maneiras!!! Eu falo como quiser… Só por acaso nunca me faltou emprego, mas não na área… Agora diz-me se não conheces muitas pessoas na mesma situação??

  2. Joaquim Fontes

    2014/06/26 at 21:08

    Para mim é um grande orgulho, pois foi nesta instituição de obtive o grau de Bacharel em Contabilidade e Administração em 1993!

  3. Conceição

    2014/06/26 at 23:45

    Parabéns!

  4. Rosalina Rodrigues

    2014/09/05 at 18:16

    PARABÉNS IPB! ÉS O MELHOR !… CONTINUA A MELHORAR. SABE BEM…

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

© 2024 Notícias ESA

Theme by Anders NorenUp ↑