Cerca de 1200 quilos de alimentos, recolhidos por estudantes do Instituto Politécnico de Bragança, foram ontem distribuídos a cinco instituições de solidariedade social do concelho. A iniciativa “Praxe Solidária”, que decorre há vários anos, uniu cerca de cem alunos da Escola Superior Agrária que recolheram alimentos porta a porta e em dois hipermercados de Bragança.

Apesar deste ano terem sido recolhidos menos cerca de 400 quilos do que no ano passado, o presidente da Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária, Miguel Santos, faz um balanço positivo da edição deste ano da Praxe Solidária. “Correu bem. Tivemos uma boa adesão. No geral, houve uma boa reacção por parte das pessoas. É sempre uma praxe diferente e é bom para os caloiros”, salienta.
O representante dos estudantes confessa que é através da recolha porta a porta que conseguem angariar mais alimentos. “Porta a porta tem mais adesão porque as pessoas têm sempre alguma coisa em casa e ajudam”, constata o estudante.

Diana Ribeiro foi uma das caloiras que participou nesta edição da Praxe solidária. Admite que ficou surpreendida pela positiva com esta praxe. “Transmitiram-nos o que é verdadeiramente a solidariedade e a entreajuda. Foi uma boa surpresa para mim, não estava à espera que a escola se preocupasse com as pessoas desta foram”, revela a estudante.

Os cerca de 1200 quilos de alimentos recolhidos foram distribuídos pelos Centros Sociais e Paroquiais de Parada e Pinela, Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança, Associação Entre Famílias e Associação Reaprender a Viver.

em Rádio Brigantia