Notícias ESA

Blogue de notícias da Escola Superior Agrária de Bragança

IPB vê aprovado projecto inovador na área das plantas aromáticas

O Instituto Politécnico de Bragança recebeu luz verde para avançar com um projecto inovador, que apresentou ao programa Eureka, na área das plantas aromáticas.

O projecto integrou assim a “green list” da rede Eureka e será aprovado esta semana em Zurique, na Suiça.

Isabel Ferreira, professora coordenadora do IPB, que integra a equipa do projecto, explica em que consiste esta ideia inovadora. “Tem a ver com técnicas alternativas e inovadoras de conservação e desinfestação de especiarias e plantas aromáticas que vão passar pela radiação ou o vapor, entre outras, com vista a garantir a conservação e a circulação das plantas aromáticas com qualidade e segurança alimentar”, revela a docente.
No mini – workshop foi ainda apresentado o Euroagri, que este ano está a ser presidido por Portugal e que se insere no âmbito do Eureka. O vice-presidente do IPB, Orlando Rodrigues, acredita que esta é altura ideal para apresentar projectos inovadores, candidatando-os a apoios comunitários.O projecto inovador do IPB na área das plantas aromáticas conta já com o apoio de universidades e empresas de Espanha, Alemanha, Sérvia e Roménia.

em Rádio Brigantia

1 Comment

1. CiESA

2014/11/05 at 13:30

IPB vê aprovado projecto inovador na área das plantas aromáticas
    Projecto do IPB conta já com o apoio de universidades e empresas de Espanha, Alemanha, Sérvia e Roménia
    O Instituto Politécnico de Bragança apresentou um projecto inovador na área das plantas aromáticas ao programa Eureka, que recebeu, na passada sexta-feira, luz verde para avançar. O anúncio foi feito pelo presidente do Euroagri – Plataforma de apoio a projectos internacionais no sector Agro-Alimentar, durante um mini-worshop sobre este tema, organizado pelo IPB e que decorreu no Nerba, inserido no programa da Norcaça, Norpesca e Norcastanha.
    O projecto integrou assim a “green list” da rede Eureka e será aprovado esta semana em Zurique . O selo Eureka reconhece publicamente que se está a desenvolver um produto, processo ou serviço tecnologicamente inovador, de elevada qualidade e potencial.
    O projecto do IPB conta já com o apoio de universidades e empresas de Espanha, Alemanha, Sérvia e Roménia. O presidente do Euroagri, João Silva, considera que esta distinção constitui uma “muito boa base internacional para mostrar a capacidade de liderança e gestão e sobretudo competências em ID, numa determinada área tecnológica”.
    Isabel Ferreira, professora coordenadora do IPB, que integra a equipa do projecto, explica em que consiste esta ideia inovadora. “Tem a ver com técnicas alternativas e inovadoras de conservação e desinfestação de especiarias e plantas aromáticas, que vão passar pela radiação ou o vapor, entre outras, com vista a garantir a conservação e a circulação das plantas aromáticas com qualidade e segurança alimentar”, revela a docente.
    No mini – workshop foi ainda apresentado o Euroagri, que este ano está a ser presidido por Portugal e que se insere no âmbito do Eureka. O vice-presidente do IPB, Orlando Rodrigues, acredita que esta é altura ideal para apresentar projectos inovadores, candidatando-os a apoios comunitários. “As parcerias internacionais são fundamentais para as empresas crescerem, se internacionalizarem e também para perceber o que os outros estão a fazer e não estarmos a gastar tempo a inventar o que os outros já inventaram”, sublinha Orlando Rodrigues.

em Jornal Nordeste

Deixar uma resposta