Notícias ESA

Blogue de notícias da Escola Superior Agrária de Bragança

IPB tem novos laboratórios para ajudar a agricultura

IPB tem novos laboratórios para ajudar a agricultura

Custou quase dois milhões de euros mas vai permitir aumentar a capacidade de investigação do instituto Politécnico de Bragança.

O Centro de Investigação de Montanha tem, agora, 850 metros quadrados de novas áreas laboratoriais, que, espera o seu coordenador, permita aumentar a produtividade dos cientistas do IPB. “Estas infraestruturas vão permitir aumentar ainda mais a produtividade do centro. Ou seja, a produtividade dos investigadores, que já é excelente, pode ser ainda mais incrementada com estes espaços. Vão permitir, também, acolher mais estudantes de doutoramento e mestrado, quer sejam nacionais ou estrangeiros. É fundamental para que o centro seja conhecido internacionalmente”, frisa Jaime Pires.

A inauguração das instalações foi apadrinhada pelo Secretário de Estado da Segurança Alimentar, Nuno Vieira e Brito. Estas novas instalações, situadas junta à Escola Superior Agrária de Bragança, abrem novos campos na investigação cujos resultados podem ser aplicados na agricultura local, sobretudo “nas áreas de solos e fertilidade, de cromatologia, química e microbiologia”.
“São áreas base de toda a investigação que é necessário fazer em agricultura e ambiente. Investigação ao nível da composição química de plantas, determinação de nutrientes dos solos, identificação de micro-organismos. Investigações que acabam por ser aplicadas à agricultura”, frisou Jaime Pires.

As aplicações práticas são variadas. “Todos os produtos têm de ser caracterizados em termos químicos. Permite aos produtores saber o que estão a vender e certificar os seus produtos para serem vendidos no estrangeiro. Permite, além disso, formas e metodologias de certificação”, sublinhou.

Para além disso, existem diversas análises que anteriormente tinham de ser feitas fora do país e que já podem ser efetuadas no IPB. “Há um acréscimo na qualidade dos equipamentos, o que vai permitir fazer outras análises, que antes eram feitas noutros locais, como Salamanca”, sublinhou o mesmo responsável.

Jaime Pires espera, ainda, que o aumento de produtividade permita, também, aumentar a força de trabalho, com a criação de mais empregos.

Publicado em ‘Mensageiro de Bragança‘.

1 Comment

  1. Eu gostava de saber como o ipb pode ajudar a agricultura ? A experiência que eu tenho é muito má dou só um exemplo, as amostras de terra que eu entregava no ipb que agora recorro a outra instituição demorava em média seis meses para me dar um resultado! Mas já agora gostava que fizessem a mesma publicidade a exploração animal da escola agrária, essa sim que deveria ser um exemplo, para que se acre ditasse na instituição, mas pelo contrário ,nem se quer é exploração, porque nem o agricultor menos esclarecido tinha uma exploração dessas.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

© 2024 Notícias ESA

Theme by Anders NorenUp ↑