Dia do Fascínio das Plantas com o IPB

O IPB aderiu mais uma vez ao Dia Internacional do Fascínio das Plantas, “Fascination of Plants Day”, Organizado pela European Plant Science Organisation (EPSO), que terá as suas atividades em Bragança, no próximo dia 16 de maio (embora o dia oficial seja 18 de maio). Pretende-se que o maior número possível de pessoas, em todo o mundo, desperte para o fascínio das plantas e para a importância do seu estudo na melhoria da agricultura e produção sustentável de alimentos, bem como para a horticultura, silvicultura e produção de bens não-alimentares, como papel, madeira, químicos, fármacos e energia. O papel determinante das plantas na conservação do meio ambiente será igualmente objeto de destaque

O IPB vai promover iniciativas em Bragança, no Parque do Eixo Atlântico, na Praça da Sé e na Praça Cavaleiro Ferreira, entre as 10h e as 17h através das seguintes iniciativas:

  1. Distribuição de plantas pelos alunos de diferentes níveis de ensino e população em geral (produzidas nas estufas da ESA).
  2. Distribuição simbólica de fruta e desenvolvimento de atividades relacionadas com a Saúde e a dietética, ligada à importância de plantas como alimento, pelos docentes e alunos da ESSa.
  3. Atividades criativas com crianças e jovens relacionadas com o conhecimento e importância das plantas, pelos alunos e docentes da ESE.
  4. Animação do público-alvo com atividades relacionadas com o tema, pelos alunos do IPB das várias Escolas e Cursos (distribuição de balões, ….).
  5. Exposição de informação subordinada ao tema “As plantas e a União Europeia – políticas agrícolas europeias”, pelo Centro de Informação europeia “Europe Direct.
  6. Animação pelas Tunas e Grupos musicais do IPB.

Vimos convidá-los a participarem nesta iniciativa comparecendo num destes locais ao longo do dia 16 de maio, para levarem uma planta, realizarem atividades relacionadas com o tema ou simplesmente conviverem em espaço publico sob a temática das plantas.

As plantas são fascinantes! A partir de uma pequena semente, lançada ao solo, muitas vidas verdes podem surgir, desde pequenas ervas até grandes árvores, ou desde flores ornamentais às culturas de que todos os animais e seres humanos precisam para sobreviver neste planeta. Os biólogos estimam que o número total de espécies de plantas deve ser cerca de 250.000. Esperamos, com esta iniciativa coordenada, semear muitas sementes virtuais capazes de germinar na mente coletiva da opinião pública Europeia e Mundial, lembrando a importância da investigação em plantas para a paisagem social e ambiental, agora e no futuro.

Todos estão convidados a aderir a esta iniciativa!

Para mais informação:

http://www.plantday12.eu/portugal.htm

Instituto Politécnico de Bragança
Ensino Superior Público de Qualidade