1. Distribuição de plantas (hortícolas, aromáticas, ornamentais e florestais) pelos alunos das Escolas (de qualquer grau de Ensino) e população em geral, produzidas nas Estufas da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico Bragança e oferecidas pelos seus alunos, docentes e funcionários;
  2. Participar em jogos didáticos sobre a temática das plantas com as crianças do pré-escolar e básico, sob a orientação de docentes e alunos da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico Bragança;
  3.  Ouvir conselhos sobre as plantas, a alimentação saudável, e a importância do consumo de produtos vegetais: frutas, hortícolas, ervas aromáticas e cereais, para a saúde. Provar uma peça de fruta e ouvir falar da importância de incluir “plantas” em todas as refeições diárias, pelos alunos do 3º ano da licenciatura em Dietética da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico Bragança.
  4. Apreciar uma pequena exposição de plantas e produtos alimentares de base vegetal, além de frutos e sementes variadas e de aplicações muito diversas (alimentar, energéticas, etc.).
  5. Ver materiais do Centro de Informação Europe Direct do IPB, sobre a temática das Plantas e da Reforma da PAC (Política Agrícola Comum).
  6.  Ouvir uma das Tunas ou o Grupo de Cantares do IPB que circularão pelos 3 locais ao longo do Dia.

Na Praça da ESTiG poderão ainda experimentar o carro elétrico e observar painéis solares, que representarão as energias verdes do futuro.

As atividades descritas decorrerão das 10h às 17h nos 3 locais (Praça da ESTiG, na Praça da Sé e no Parque do Eixo Atlântico).