Começa hoje a primeira fase de candidaturas ao ensino superior e o Instituto Politécnico de Bragança tem mais 50 vagas do que no ano passado.

O presidente do IPB explica que as vagas adicionais foram criadas em dois cursos, que terão no próximo ano lectivo, e pela primeira vez, um regime pós-laboral.

“Há uma limitação através de um despacho do Governo que não deixa aumentar o número de cursos nem de vagas mas conseguimos mais 50 vagas, direccionadas para o regime pós-laboral, com 25 vagas cada um.”

Para este ano estava prevista a criação de um novo curso de arquitectura paisagista, mas Sobrinho Teixeira explicou à Brigantia que a abertura dessa licenciatura será adiada este ano.

No entanto, foi criado um novo curso na Escola Superior Agrária, que vem substituir um outro que já existia.

“É o curso de fitofarmácia, plantas aromáticas e medicinais, que vem substituir o antigo curso de fitoquímica e fitofarmacologia. Daí o aumento de apenas 50 vagas”, referiu.

Sobrinho Teixeira explica que a aposta no regime pós-laboral nos cursos de Gestão e Educação Social acontece para privilegiar o distrito de Bragança.

“Se nós olharmos para os números daquilo que é hoje a frequência da nossa população em termos de qualificação superior, vemos que na população jovem é semelhante ao da União Europeia. A grande diferença está na população trabalhadora. É uma aposta que é feita com carinho para que a população do distrito e áreas abrangentes se possa qualificar com menor sacrifício, uma vez que antes não tínhamos essa oferta.”

Recorde-se que começa hoje a primeira fase de candidaturas ao ensino superior.

Este ano há 1863 vagas no Instituto Politécnico de Bragança.

Mais 50 do que no ano passado.

Para além dessas, existem ainda mais 650 vagas nos Cursos de Especialização Tecnológica.

O Instituto Politécnico de Bragança, com 1863 vagas disponibilizadas, é a quarta maior instituição de ensino superior da região Norte.

Segue-se a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), este ano com 1337 vagas.

fonte: Rádio Brigantia