Notícias ESA

Blogue de notícias da Escola Superior Agrária de Bragança

Bragança: Diminuição de cogumelos pode afectar saúde plantas

A diminuição de cogumelos silvestres nos últimos anos devido ao tempo seco pode afectar a saúde de espécies como o castanheiro, o chamado «petróleo transmontano», que tem nos fungos uma das suas principais defesas naturais.

O alerta foi deixado hoje num fórum internacional de países produtores de castanha por uma investigadora do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Anabela Martins, que ressalva que «a situação ainda não é dramática, mas se se prolongar pode ter algum efeito».

Os fungos têm um papel protector das raízes de várias espécies de plantas, sendo garante de nutrientes, água e protecção contra doenças como a tinta ou o cancro no caso do castanheiro.
Diário Digital / Lusa

2 Comments

  1. Professora da Escola Agrária alerta os agricultores para a importância de preservar todas as espécies de fungos

    Cogumelos previnem doenças dos castanheiros

    Os fungos associados às raízes dos castanheiros são uma protecção natural contra as doenças que dizimam os soutos. A conclusão é da especialista em Biotecnologia Vegetal e Fungos, Anabela Martins, que realizou um estudo prático nesta área.

    “Associámos fungos a plantas acabadas de germinar e transplantámo-las para terrenos infectados com a doença da tinta, na zona de Rossas (Bragança). Verificámos que os castanheiros que estavam associados aos fungos micorrízicos tinham mais 25 por cento de sobrevivência do que as árvores que não tinham qualquer tipo de fungo associado”, divulga a docente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).
    Anabela Martins alerta os agricultores para a importância de preservarem todas as espécies de cogumelos. “Independentemente dos cogumelos serem comestíveis ou não, todos eles têm uma função importante no solo. Como estão associados às raízes das árvores têm uma função protectora do castanheiro”, explica a responsável.

    Seca já levou à falência de empresas espanholas que se dedicam à comercialização de cogumelos entre os dois lados da fronteira

    A professora do IPB pretende desmistificar a ideia de que só os cogumelos comestíveis são benéficos. “É importante que as pessoas percebam que aqueles cogumelos que aparecem são o fruto de um conjunto de organismos que vivem no solo e que têm uma função importante para a vida das árvores”, enaltece Anabela Martins.
    Para que estes fungos naturais sejam preservados pelos agricultores é preciso tomar medidas, tais como proteger os cogumelos, mesmo os que não são comestíveis, e realizar poucas lavouras. “Não somos radicais ao ponto de dizer que não se pode lavrar. O que acontece é que demasiadas lavouras acabam por cortar as raízes superficiais das árvores, que é onde se alojam esses fungos”, explica a responsável.
    A diminuição dos cogumelos devido à seca não interfere na protecção dos castanheiros, visto que os fungos que dão origem aos cogumelos continuam alojados no solo. “Os fungos estão debaixo do solo durante o ano inteiro e têm uma função protectora, ajudando as árvores a alimentarem-se e a protegerem-se contra os fungos patogénicos, que têm mais dificuldade em atacar ou podem mesmo não atacar”, defende a docente.
    As implicações da seca são a nível económico. “Algumas pequenas empresas instaladas do lado de lá da fronteira, que se dedicam à comercialização de cogumelos entre Portugal e Espanha, estão a ter dificuldades económicas e outras já abriram falência”, constata a responsável.
    Questionada sobre a forma como esta informação poderá chegar aos homens da lavoura, Anabela Martins afirma que o IPB faz acções de sensibilização e disponibiliza estes resultados às associações de agricultores.
    fonte: Jornal Nordeste

  2. luis Pimparel

    2010/10/01 at 18:47

    Gostaria de saber se ha alguma maneira de injectar fungos de forma a obter-se cogumelos comestiveis?

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

© 2020 Notícias ESA

Theme by Anders NorenUp ↑