Entidades avançam com Plano Estratégico de Fileira para promover olivicultura em Trás-os-Montes

foto

Até ao final do mês de Outubro será conhecida a versão final do Plano Estratégico de Fileira para a Olivicultura em Trás-os-Montes e Alto Douro (PEFOTMAD).

Elaborado pela Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro (AOTAD), em colaboração com a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança e o Instituto Piaget, entre outras entidades, este programa visa o aumento das áreas de regadio do olival regional e a melhoria ambiental da produção e transformação. Assim sendo, o PEFOTMAD integra quatro objectivos estratégicos: o aumento da produtividade do olival regional, a melhoria da qualidade da transformação, a valorização comercial do azeite e a promoção da multifuncionalidade da empresa olivícola. As medidas enquadram-se em mais de 75 projectos identificadores, a partir dos quais deverão resultar intervenções retributivas e demonstrativas, que poderão ser implementadas em diversos sectores olivícolas.
Dos projectos já conhecidos podem destacar-se a plantação de um campo de experimentação de olival superintensivo e intensivo com o apoio de um sistema de rega tradicional, bem como a criação de um manual de boas práticas da transformação online. Esta iniciativa baseia-se no HACCP, de modo a permitir aos produtores uma ferramenta que foque a melhoria das práticas de transformação.
O PEFOTMAD abrange, também, projectos como a certificação de um painel de provadores de azeite de Trás-os-Montes e a criação de imagem comercial das explorações agrícolas. A par das propostas já identificadas, o Plano Estratégico prevê, ainda, o apoio e formação de pessoal envolvido na fileira, melhoria de práticas produtivas, resolução de problemas ambientais, recurso a novos regadios ou a promoção do Azeite Trás-os-Montes de Denominação de Origem Protegida, entre outros.

Fonte: Jornal Nordeste