Notícias ESA

Blogue de notícias da Escola Superior Agrária de Bragança

Horários do 2º Semestre 2017/2018

Afixados na página Alunos os horários para o 2º semestre.

Seminário ” O problema da polución difusa e persistente: causas, efectos e solucións”

No âmbito dos Seminários de Tecnologia Ambiental irá decorrer na próxima sexta-feira, dia 16 de Fevereiro de 2018, pelas 11h00, na sala G3-S3/03, o seminário intitulado “O problema da polución difusa e persistente: causas, efectos e solucións” proferido pelo Professor Doutor Moisés Canle López da Universidade da Corunha.

Convidam-se todos os interessados a participar no referido evento.
A entrada é LIVRE.

Seminar “Synthetic Biology”

No dia 17 de janeiro, pelas 9h30, irá decorrer na sala G3/S3-03 um seminário intitulado “Introduction to Synthetic Biology – Tools, methods, applications and containment systems” (em inglês), no âmbito da UC Microbial Physiology and Genetics do mestrado em Engenharia Biotecnológica.

Formação teórico-prática em ENFERMAGEM VETERINÁRIA DE ASININOS

15 janeiro 2018
Público-alvo: Alunos do Curso de Enfermagem Veterinária do Instituto Politécnico de Bragança de todos os anos académicos.
Entidade promotora: AEPGA – Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino.
Local de formação: CVBM – Centro de Acolhimento do Burro de Miranda, Atenor.
Professor responsável: Dr. Hélder Quintas.
Formadores: Dr. Daniel Bacellar, Dra. Belen Leiva.
Duração: 1 dia.

AEPGA – Formação enfermagem asinino (Enfermagem Vet IPB 2018)

Curso de Aperfeiçoamento de Prova de Azeites

No âmbito do XIII Festival de Sabores do Azeite Novo, a APPITAD – Associação de Produtores em Protecção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Escola Superior Agrária de Bragança em colaboração com a Câmara Municipal de Mirandela, irão promover no dia 20 de Janeiro um Curso de Aperfeiçoamento de Prova de Azeites, conforme programa que junto anexamos.

O objectivo principal desta acção é dar continuidade e aprofundar os conhecimentos adquiridos em formações anteriores, bem como provar azeites monovarietais de Trás-os-Montes e das 6 Denominações de Origem Protegida.

As inscrições deverão ser enviadas para o email festivalazeitenovo@gmail.com até ao final do dia 18 de Janeiro.

Higiene e segurança no trabalho

curso de curta duração

2, 3, 9 e 10 de fevereiro

• Estudantes do Ensino Superior
  • Professores dos diferentes níveis de ensino
  • Profissionais com responsabilidades na área de Higiene e Segurança no Trabalho (HST)
  • Profissionais com interesse em aprofundar os seus conhecimentos na área de HST

esa.ipb.pt/hst2018

Calendário de Exames 1º semestre 2017/2018

Afixado na página da ESA o Calendário de Exames 1º semestre 2017/2018

THE BURNING ISSUE

THE BURNING ISSUE – When bioenergy goes bad

Exibição do seguinte Filme Documentário, seguido de debate: O DOCUMENTÁRIO QUE FALTAVA SOBRE BIOENERGIA

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018 às 17:30 horas
Auditório Dionísio Gonçalves
Escola Superior Agrária Bragança

Projeção do filme documentário O TEMA ESCALDANTE – QUANDO A BIOENERGIA CORRE MAL

____

“Era suposto ser o melhor de todos os mundos: energia renovável, limpa, proveniente de matéria orgânica, principalmente resíduos.
Mas infelizmente também se tornou a apropriação de terras, a destruição de floresta sem sentido, e um festival de subsídios nacionais que causaram as distorções mais devastadoras que se pode
imaginar.

Neste documentário co-produzido pela BirdLife Europe and Central Asia e pela Transport & Environment, expõem- se alguns dos resultados que têm tornado soluções … em problemas.”

Duração 50 min
Organização Associação ZERO e o Núcleo de Ambiente do IPB
Entrada Livre

Transfer+Castanha