Apresentação

Os líquenes são seres vivos muito simples caracterizados pela simbiose formada por um fungo e uma alga. Podem assumir-se sob diversas formas, cores e tamanhos, e colonizam os mais inóspitos habitats. Pelas suas propriedades antibióticas, antivirais e muitas outras, têm sido utilizados nos mais diversos sectores da indústria, como a farmacêutica e a perfumaria, em vastas áreas de investigação e mesmo na tinturaria e culinária. Outra utilidade de excelência reside nas suas características como bioindicadores, daí terem na actualidade um papel muito significativo em estudos de bioindicação e biomonitorização da qualidade atmosférica.

Diferentes espécies tem resistência distinta á poluição, pela sua vulnerabilidade às alterações ambientais, podem ser utilizados no auxílio á identificação de áreas merecedoras de estatuto de protecção. As espécies mais sensíveis têm tendência a desaparecer dos locais mais contaminados, assim, o mapeamento da biodiversidade de líquenes permite inferir da qualidade do ar numa região.

A biomonitorização permite pela via experimental avaliar a resposta dos organismos vivos à poluição com a vantagem de ter custos reduzidos. Assumindo a sua sensibilidade, a sua diversidade declina em áreas poluídas. Os métodos de biomonitorização permitem avaliar e verificar se certos limites e normas estabelecidas pela legislação, agências ambientais e órgãos de promoção da saúde e bem-estar humanos são efectivamente cumpridos.

Com este curso pretende-se dar a conhecer a ecologia destes peculiares seres, bem como a sua utilidade como bioindicadores, apresentando aos participantes os principais métodos utilizados nesta temática.

O curso tem previstas saídas de campo, para identificação e interpretação de habitats naturais, onde os participantes poderão apreciar a paisagem característica da região, e contemplar o seu valor ecológico.

taintedsong.com taintedsong.com taintedsong.com

Programa

Sábado, 28 de Fevereiro

09:00 – Abertura de secretariado e recepção de participantes

09:30 – Apresentação da Associação Aldeia.

09:45 – Poluição do ar: causas, consequências e novos desafios. (Manuel Feliciano – IPB)

10:15 – Biologia e Ecologia dos Líquenes.
– Aplicações Directas e Indirectas dos Líquenes.
– Importância da Conservação da Diversidade Liquénica. (Joana Marques – Univ. Porto)

Pausa

– Sessão prática de Identificação em Laboratório: principais grupos e estruturas do talo liquénico. (Sandrina Rodrigues – Univ. Aveiro)

12:30 – Pausa para almoço.

14:00 – Saída de campo para identificação de líquenes em habitats epifíticos, saxícolas e terrícolas.

18:00 – Encerramento dos trabalhos.

Domingo, 1 de Março.

09:30 – Métodos e técnicas usadas em Biomonitorização de Poluição Atmosférica. (Pedro Pinho – Univ. Lisboa)

Pausa

– Casos de Estudo de Biomonitorização. (Pedro Pinho)

12:30 – Pausa para almoço.

14:00 – Saída de campo (Parque Urbano) para exemplificação de técnicas utilizadas em biomonitorização. (Joana Marque, Sandrina Rodrigues, Pedro Pinho)

16:00 – Sessão prática de Identificação em Laboratório: técnicas de identificação microscópica; utilização de chaves dicotómicas.

18:00 – Encerramento do curso.

taintedsong.com taintedsong.com taintedsong.com

Informações

DESCARREGAR A FICHA DE INSCRIÇÃO AQUI

Preço*:

Sócios da ALDEIA e estudantes do Instituto Politécnico de Bragança:
35 €

Não sócios da ALDEIA nem estudantes do IPB: 45 €

* Inclui:
– Participação no curso e respectivo certificado
– CD com a documentação


Inscrições – MODO DE PAGAMENTO:

Em caso de desistência não será reembolsado o valor da inscrição

 

CHEQUE: Em nome de Associação ALDEIA enviado juntamente com a ficha de inscrição para:
ALDEIA. Apartado 29. 5230-314 Vimioso

– TRANSFERÊNCIA*:
NIB: 003504710001216793071 (Caixa Geral de Depósitos de Miranda do Douro)
* Enviar comprovativo de transferência por correio para a morada acima indicada, ou por correio electrónico para aldeia.eventos@gmail.com juntamente com a ficha de inscrição.

 

 

 

Formadores

Sandrina Rodrigues – Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro
Licenciada em Biologia Aplicada, pela Universidade do Minho em 2003. De Fevereiro de 2002 a Janeiro de 2004 fez um estágio do ICN, intitulado “Inventariação de líquenes no Parque Nacional da Peneda-Gerês”. Desde de Novembro de 2004, é aluna de doutoramento na Universidade de Aveiro, intitulando-se a sua tese “Líquenes como bioindicadores e biomonitores de poluição atmosférica em duas áreas industrializadas da região centro de Portugal”.

Joana Marques – Departamento de Botânica da Universidade do Porto
Licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, desenvolve desde 2002 actividade de divulgação científica para crianças e adultos no Jardim Botânico do Porto. É investigadora no Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, na área da Liquenologia.

Pedro Pinho – Centro de Ecologia e Biologia Vegetal da Universidade de Lisboa
Licenciado em Biologia (Faculdade de ciências da Universidade de Lisboa) e Mestrado em Sistemas Informação Geográfica (IST-UTL) actualmente a desenvolver Doutoramento no tema “Modelação das comunidades liquénicas: factores ecológicos chave num ambiente em mudança” (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa). Trabalha em biodiversidade e ecofisiologia de líquenes, em particular nas respostas dos líquenes às mudanças ambientais, tanto naturais como antropogénicas, bem como na utilização de líquenes como biomonitores de alterações ambientais. Actualmente desenvolve trabalho ligado à interpretação espacial dos dados de biomonitorização e biodiversidade, bem como no impacto do tipo de paisagem nas comunidades liquénicas.

CONTACTOS:

 

ALDEIA

Correio electrónico: aldeia.eventos@gmail.com
Tel: 965301659/964198856

taintedsong.com taintedsong.com taintedsong.com

Destinatários

Este curso destina-se a estudantes e professores, profissionais e técnicos que pretendam consolidar os seus conhecimentos nesta temática, investigadores e público em geral desde que interessado nas ciências ambientais

taintedsong.com taintedsong.com taintedsong.com