Falando de Contas

… às vezes tontas!

 “(…) uma calculadora está longe de ser um auxiliar infalível para a adição é mais uma bomba de relógio. (…) Nenhum cientista profissional sonharia em confiar na saída de uma calculadora (…) Há demasiadas probabilidades de pressionar a tecla errada, resultando em LELS – lixo que entra, lixo que sai.

Alguns exemplos espectulares de LELS ficaram para a história. A 21 de Julho de 1962, uma vírgula mal colocada num programa de computador foi o suficiente para provocar a explosão da nave que transportava a primeira sonda dos estados Unidos para Vénus, pouco depois da descolagem. Em 1988, a primeira missão soviética a Marte, a Phobos 1, foi perdida quando os controladores russos enviaram uma longa sequência de comandos com um único erro: um sinal de mais, onde deveria estar um sinal de menos.

(…) A crença na infabilidade das calculadoras, e ainda mais dos computadores, atingiu tal nível que o significado de LELS foi actualizado para “Lixo que Entra, Lei que Sai”.

in “Como Ensopar um Donut”, Len Fischer, Gradiva (2005)

livrogradiva1.JPG 

1 comentário »

  1. leitor Said,

    Outubro 24, 2007 @ 17:24

    lembro de em tempo uma missão da NASA também ter fracassado por metade da equipa trabalhar em metros e a outra em milhas

RSS feed for comments on this post · TrackBack URI

Deixe um comentário