Agricultura conquista jovens

Portugal está a conquistar para a agricultura, em média, cerca de 200 jovens por mês, desde há um ano, revelou ontem a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, na conferência ‘Escolha Portugal’, organizada pelo Correio da Manhã. Instalaram-se mais agricultores num ano do que nos últimos seis, quando se iniciou o programa, sublinhou a ministra ao CM, destacando que até o Algarve está a atrair a atenção dos jovens, que estão a apostar na produção de frutos vermelhos.

“Portugal ainda é deficitário em alguns produtos, mas isso significa que temos mercado interno para crescer”, sublinhou Assunção Cristas na sua intervenção, destacando também o papel que o sector já assume na balança comercial, aumentando as exportações. Trata-se de um “sector com potencial, que resiste melhor do que outros e exporta”, acrescentou.

Assunção Cristas revelou ainda que está a trabalhar, em conjunto com o Ministério da Economia, num pacote legislativo que irá permitir o equilíbrio entre os produtores, a indústria e a distribuição. Trata-se de legislação reguladora que visa equilibrar as relações entre os vários intervenientes no mercado.

As propostas em análise resultam do trabalho desenvolvido no último ano na Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Agro-Alimentar (PARCA).

EMPRESAS APOSTAM NA MODERNIZAÇÃO

A conferência, a primeira de um conjunto organizado pelo CM, contou com a participação de algumas das mais bem-sucedidas empresas nacionais, entre as quais a Hortomelão e a Frulact. A experiência destas empresas permitiu dar uma visão dos desafios ganhos com a aposta na inovação: ambas exportam praticamente toda a sua produção. Reforçar a aposta na modernização da produção e apostar na diferenciação dos produtos foram algumas das ideias-chave.

PREMIAR OS CASOS DE SUCESSO

“Não basta dizer que há bons exemplos. É preciso mostrá-los”, sublinhou Assunção Cristas, a propósito da iniciativa ‘Prémio Agricultura 2012’, promovido pelo CM. A ministra acredita ser fundamental dar visibilidade aos casos de sucesso, incentivando assim a produção e a indústria agro-alimentares.

em CM