Cavaco Silva defende repovoamento agrário do interior do país

O presidente da República Cavaco Silva defendeu, este sábado, em Sabrosa, uma estratégia de desenvolvimento e um programa de repovoamento agrário do interior para combater o envelhecimento, o despovoamento e o abandono das terras.
(…)
Foi neste concelho duriense que defendeu que tem que haver no país “uma estratégia para a valorização do interior por forma a conseguir combater o envelhecimento das populações, o despovoamento, o abandono das terras e a queda da produção”.

Estratégia essa que tem que ter como protagonistas os autarcas e os empreendedores locais, pela proximidade e melhor conhecimento das riquezas e produtos locais. Mas a estes, diz Cavaco, têm que se juntar também os poderes públicos que têm que “conduzir uma política que favoreça a instalação e a permanência das empresas”.

“É preciso que os poderes públicos prestem uma atenção particular ao mundo rural”, salientou.

Por isso mesmo, o Chefe de Estado defendeu que é também necessário desenvolver um “programa de repovoamento agrário”, criando condições para que os jovens sejam atraídos para a agricultura e se instalem como empresários agrícolas.

“É preciso fazer os possíveis, utilizando fundos comunitários, para um verdadeiro repovoamento agrário do interior do nosso país, porque se partirem os agricultores então quem fica”, questionou Cavaco Silva.

Mas é também preciso, acrescentou, que no interior do país existam “cidades fortes, que sejam polos de desenvolvimento para toda a região”.
(…)

em JN, 2012-03-18

Sobre CiESA

Centro de Informática da Escola Superior Agrária de Bragança. CiESA, Campus de Santa Apolónia - Apartado 1172, 5301-855 Bragança admciesa@ipb.pt +351 273 30 3313
Esta entrada foi publicada em Noticias com as tags , , , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *