Vimioso: Empresário investe 300 mil euros para criar fileira de produção de mel

Um jovem empresário do concelho de Vimioso ligado ao sector apícola vai investir cerca de 300 mil euros na construção de uma unidade transformadora que englobará toda a fileira da produção de mel, com vista a conquistar os mercados internacionais.

O projecto foi idealizado há cerca de uma década, começando a ganhar forma na zona industrial de Vimioso, para se tornar numa unidade transformadora de “referência” em toda Região Norte, dentro do “exigente” sector apícola de produção em modo biológico.
O mentor do projecto, Jorge Fernandes, disse que com este projecto pretende-se ir além do que é tradicional, a mera produção do mel, e explorar toda a fileira da apicultura, sem excepção.
“Pretendemos que toda a produção saia da empresa já embalada e rotulada, obedecendo sempre a rigorosos controlos de higiene e qualidade, para que as mais valias económicas fiquem na região,” frisou o empresário.
A unidade transformadora, que resulta de uma candidatura a fundos do PRODER financiada em 45 por cento do investimento global, abarcará uma série de valências ligadas à produção de mel, ceras, pólen, geleia real, própolis (uma resina extraída de certos vegetais pelas abelhas para manter sua higiene e bom estado sanitário).
A comercialização de enxames e rainhas é outra das fórmulas encontradas para rentabilizar o negócio.

em RBA.

Sobre CiESA

Centro de Informática da Escola Superior Agrária de Bragança. CiESA, Campus de Santa Apolónia - Apartado 1172, 5301-855 Bragança admciesa@ipb.pt +351 273 30 3313
Esta entrada foi publicada em Noticias com as tags , , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *